Google


quarta-feira, 23 de maio de 2007

BUSCANDO A ESSÊNCIA DA ARTE HAP

Os coreanos descrevem esta harmonia ou coordenação de poder, à um nível mais profundo, mais filosófico.
Por terem uma grande influencia tanto do Budismo quanto do Taoismo, eles sentem que o Hapkido é uma maneira de tornar-se um só com a natureza.
Este é um conceito central nestas duas influencias chinesas.

Embora o Hapkido seja essencialmente defensivo na sua natureza, pode ser muito ofensivo se surgir a necessidade.
Muitas das suas técnicas baseiam-se no ataque de um oponente, uma vez que o ataque foi anulado simultaneamente lança-se um contra ataque devastador.

Algumas pessoas tentam comparar o Hapkido diretamente ao Aikido Japonês, que usa técnicas similares de torção de juntas e arremessos.
Uma razão para esta comparação é que o Kanji (ideograma) Japonês para o Aikido é o mesmo usado para o Coreano e tem a mesma tradução em inglês, a arte da coordenação de poder e harmonia.

Na realidade o Hapkido continua para um ponto além do alcançado pelo Aikido na sua filosofia de auto defesa.
De acordo com Yoshitsu Yamada no seu livro Complete Aikido, o Aikidoista aplicará somente técnicas defensivas, anulando ataque após ataque, até o agressor ficar completamente confuso e frustrado e acabar desistindo.

O Hapkido não somente vai ao encontro do ataque, ele contra ataca seu oponente e completa com métodos ofensivos que podem controlar a sua violência ou podem torna-lo incapaz de viver, muito menos ser capaz de quaisquer outras ações antagônicas.

O elemento do autocontrole é muito importante em situações que requerem autodefesa. Por exemplo, uma pessoa reagiria de maneira diferente a um amigo bêbado durante uma festa do que o faria com um assaltante numa rua escura.
No primeiro exemplo, ele pode querer constranger o seu amigo para ninguém sair ferido, no segundo, ele pode estar lutando pela sua vida, e portanto, ele pode achar necessário matar para não ser morto.
O Hapkido ensina técnicas de muitos níveis diferentes de rigor.
Também ensina quando usa-las.
O elemento mais importante do Hapkido é um dos mais difíceis de desenvolver, é o poder da mente.
A base para o poder mental é o KI...
KI é um conceito oriental do poder da natureza em volta de nós.
Os artistas marciais dizem que pode-se penetrar nesta essência de força em volta de nós, e usá-la como se fosse a nossa própria.
Eles citam exemplos de força histérica e façanhas semelhantes de força e velocidade sobre humana como prova disto.

Três conceitos do Hap Ki Do podem ser usados como ferramentas como controle completo do KI.

1º - Mente como a água, é um conceito vital para muitas Artes Marciais.
A mente mais eficaz, especialmente numa situação de combate, é aquela totalmente livre de emoções, livre para centrar a sua atenção na tarefa que tem em mãos.

Quando se perde a concentração também perde-se a iniciativa.
Se a vida e o bem estar estão em perigo, não se deve permitir que a raiva ou o medo perturbem a concentração.
As pessoas que aprendem a fazer isto tornam-se maquinas de lutar, não sentindo medo ou dor até o combate terminar.
São capazes de ouvirem e verem mais, movem-se mais rápido e vigorosamente, e percebem a realidade como um filme em câmara lenta.


2º - Somente se você desenvolver uma mente como a água, poderá desenvolver a segunda habilidade chamada mente como a lua (os Aikidoista chamam “olhos suaves”)
Este conceito enfatiza a percepção total em todas as direções.
A lua banha a paisagem como luz serena, onisciente, o KI estende a nossa percepção em todas as direções, que só aprendemos a reconhecer quando conhecemos os seus sinais.
Com a mente como a lua, pode-se ter uma oportunidade melhor de sentir o perigo, ameaças e as oportunidades no combate.


3º - Uma característica marcante do Hapkido e do Aikido, é o conceito da mão viva. Abra a mão o máximo possível, repare como o pulso e o antebraço ficam firmes.
Os Hapkidoistas acreditam que esta mão aberta concentra KI do ar, que por sua vez flui pelo braço e peito até o Danjon.
Esta é uma região de aproximadamente três polegadas(7,5 cm) de diâmetro centrada logo abaixo do umbigo.
Para os Coreanos o Danjon é o centro espiritual do poder no corpo.
Eles acreditam que dado o fato de que este é o lugar pelo qual o alimento e o poder entram no corpo de um bebê não nascido, o mesmo deveria aplicar-se a um adulto. Aspectos espirituais a parte, a área do Danjon é o centro de poder também num sentido físico.

O centro de gravidade fica nesta região e também é o lugar onde os principais grupos de músculos do corpo se interligam direta ou diretamente.
Penetrar no KI com a mão-viva e vertê-lo no Danjon assegurará que este poder seja usado por todo o corpo de maneira coordenada.
E que cada um de nós que praticamos o Hapkido possa ter essa força nas mãos e o poder da arte na mente.

3 comentários:

Dayzinha disse...

^-^
hehe !!!

Anônimo disse...

Sokaku Takeda foi Mestre do Fundador do Aikidô - Morihei Ueshiba - da mesma forma que foi Mestre de seu filho adotivo e criador do Hapkido. Parte deste ponto as semelhanças entre o Aikidô e o Hapkido.

Anônimo disse...

gostei muito destas informações adquiridas hoje,pois elas aumentam grandemente nossos conhecimentos para aprendermos quão profudas são as artes marcias e seus ensinamentos,


Parabens pelo otimo conteudo,

Airton Barbosa